voltar

Notícias

Coronavírus Motor

Prevenção ao Coronavírus: veja como abastecer com segurança nos postos de combustível

Publicado em 21/03/2020 por Redação

Assim como outros países, o Brasil vem enfrentando a pandemia do Coronavírus (COVID-19). Mesmo com baixo poder de letalidade (dependendo da faixa etária), o vírus tem grande capacidade de contágio, por isso, os cuidados são essenciais. A recomendação é que a população não saia de casa nesse período e permaneça em quarentena, uma tentativa de frear a curva de transmissão do vírus. Entretanto, nos casos em que você precise se locomover, seja para comprar alimentos, ou uma emergência, o Combustível Legal divulga algumas recomendações importantes ao abastecer o seu veículo no posto. São elas:

Leve sempre com você álcool gel

  • É sempre melhor prevenir do que remediar, por isso, é recomendável que tenha sempre no seu carro álcool gel (70%). Assim, caso toque diretamente na mangueira de abastecimento, na bomba de combustível, ou no teclado da máquina de cartões, a recomendação é higienizar suas mãos com álcool gel.

Mas atenção: se sujar muito as mãos ao calibrar os pneus, ou ao fazer alguma checagem no compartimento do motor do seu veículo, o uso do álcool gel para higienizá-las não será 100% eficaz, pois pode não eliminar completamente a sujeira e outros particulados que porventura contenham o vírus. Nesses casos, procure lavar bem as mãos com água e sabão, respeitando o tempo mínimo de 20 segundos. Confira como higienizar suas mãos: https://globoplay.globo.com/v/8394723/

Alguns cuidados na hora de pagar

  • Uma forma de pagar sem o uso de cartões de crédito físicos é através do celular. Para isso, confira se ele está configurado para realizar pagamentos por aproximação. Se estiver, informe ao atendente que o pagamento será feito pelo seu aparelho, que não necessita encostar na máquina de cartão. É só aproximar e pagar.
  • Caso realize pagamentos em dinheiro, ou cartão físico de débito e crédito, use álcool gel para limpar as mãos após pagar.
  • Limpe seu cartão de crédito com álcool (70%) após cada uso, seja no posto de gasolina, ou em qualquer outro estabelecimento.
  • Mantenha uma distância segura de, pelo menos, um metro e meio de outra pessoa. Isso garante sua segurança, a do atendente e a do frentista, por exemplo.
  • Algumas empresas distribuidoras de combustíveis contam com aplicativos de pagamento, o que pode ser uma alternativa para evitar contato.

Abastecimento de moto

  • No caso dos motociclistas, a velha e boa dica de segurança de descer da moto ao abastecer deve ser seguida à risca. Lembre-se sempre de manter a distância de até um metro e meio de outras pessoas.
  • Seguir as mesmas recomendações sobre o pagamento, citadas anteriormente.
  • Com frequência, além das mãos, higienize com álcool 70% as manoplas do guidom e manetes de freio e embreagem.

Lojas de conveniência

  • Evite aglomerações no interior das lojas de conveniência. Caso perceba que ela está cheia, espere até que esvazie.
  • Na fila de pagamento, para a sua segurança, respeite a distância de um metro e meio entre as pessoas.
  • Após pagar, higienize suas mãos com álcool gel, ou as lave com água e sabão durante 20 segundos.

Atenção: o etanol vendido no posto, utilizado exclusivamente para o abastecimento de veículos, NÃO pode ser usado como desinfetante. Além de não ser eficiente contra o Coronavírus, ele é tóxico e altamente inflamável.

Outras dicas importantes

Abaixo, estão alguns cuidados básicos divulgados pelo Ministério da Saúde para reduzir o risco geral de contrair, ou transmitir, infecções respiratórias agudas, incluindo, entre elas, o Coronavírus.

São eles:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes;
  • Ficar em casa quando estiver doente;
  • Cobrir boca e nariz ao tossir, ou espirrar, com um lenço de papel e jogar no lixo; e
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Caso apresente sintomas, como febre, tosse e falta de ar, ligue para o número 136.

Fonte: https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus

Leia também:

Gostou dessa notícia? Compartilhe!

Últimas notícias

Fique por dentro do setor

Inscreva-se na nossa newsletter e receba notícias e conteúdos exclusivos mensalmente.


*As informações cadastradas por este formulário são para uso exclusivo do Instituto Combustível Legal (ICL). Com essas informações podemos oferecer um conteúdo mais adequado a seu perfil.