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Combustível Legal apoia ações do Sindicom e de suas associadas para garantir abastecimento e manter o Brasil funcionando

Publicado em 28/03/2020 por Alessandra de Paula

As empresas BR Distribuidora, Ipiranga e Raízen (representante da Shell no Brasil), associadas ao Sindicom (Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes), estão trabalhando mais do que nunca para garantir o abastecimento e o transporte de combustíveis nesse momento de pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), sem abrir mão da segurança dos trabalhadores envolvidos nas operações.

O abastecimento é um serviço essencial, principalmente nessa fase crítica, logo, o setor alerta as autoridades para que garantam condições de transporte para os combustíveis.

Além das providências que estão sendo tomadas, as companhias se uniram à Associação Brasileira de Transportes de Líquidos Perigosos (ABTLP) e à União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) para a distribuição de álcool 70 às unidades de saúde e hospitais do Brasil. O óleo diesel necessário para o transporte dessa carga às Secretarias Estaduais de Saúde está sendo doado pelas empresas.

Outra iniciativa importante nesse momento é a disponibilização de um mix de artigos de primeira necessidade nas lojas de conveniência dos postos de combustíveis. Como são estabelecimentos modelo varejo, espalhados pelos bairros dos municípios, eles atendem à sociedade e evitam a aglomeração de pessoas em supermercados, por exemplo.

Confira como cada empresa está atuando para que você continue abastecendo com tranquilidade:

BR Distribuidora

A empresa divulgou um comunicado informando que está praticando ações de reforço junto às equipes para promoção de hábitos de prevenção individual e coletiva, em alinhamento com as práticas recomendadas pelo Ministério da Saúde. A higienização das áreas comuns e de equipamentos de uso compartilhado também foi intensificada, assim como a disponibilização de álcool gel nos principais pontos de contato. Canais de comunicação foram criados para apoio psicológico no período de isolamento social e quarentena.

A BR também adaptou sua estrutura de rede de dados para permitir a adoção em larga escala do home office nas áreas administrativas.

Além dessas medidas, foi criado um Comitê de Crise, para monitorar as operações diariamente e avaliá-las dentro do contexto da disseminação da doença, de forma a preservar a força de trabalho e garantir a continuidade das operações e o atendimento aos clientes.

A BR e os Postos Petrobras seguem a postos pelo Brasil.

Ipiranga

A Ipiranga instaurou um comitê com lideranças da empresa para acompanhar a evolução da epidemia do Covid-19 e tomar as medidas necessárias para evitar a propagação do vírus. Seguindo as recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde, a companhia está trabalhando com duas medidas: uma delas é o home office para grande parte do corpo de funcionários, com todos os processos logísticos sendo executados com normalidade.

A outra medida diz respeito às orientações para o time de campo, redes de postos revendedores e de franqueados adotarem protocolos de limpeza e cuidados de higiene pessoal e de etiqueta respiratória. As Bases e Centros de Distribuição estão funcionando, seguindo as recomendações de saúde, à plena capacidade, com protocolos de higienização em caminhões para resguardar quem recebe os produtos.

Foi lançado, ainda, um pacote de medidas, que incluem ajustes em contratos, mudanças em regras de produtos, programas e planos estratégicos, para dar fôlego aos revendedores e franqueados, aliviando obrigações de curto prazo. Além disso, a Ipiranga reitera que está contribuindo também como ponto de compras de produtos de primeira necessidade nas mais de 2.300 lojas am/pm de todo o País.

Raízen/Shell

A empresa Raízen, representante da Shell no Brasil, também acompanha as discussões em torno da Covid-19 e está tomando diversas medidas para que as operações continuem oferecendo segurança aos funcionários e parceiros. As orientações do Ministério da Saúde estão sendo adotadas em todas as operações da companhia, como terminais de distribuição, aeroportos, escritórios, unidades de produção e outros locais.

A companhia está realizando a medição de temperatura das pessoas que acessam as instalações, além de disponibilizar uma linha direta para que funcionários, familiares e terceiros tirem suas dúvidas sobre a Covid-19 e seus sintomas, evitando a necessidade de deslocamento até um posto médico. A limpeza dos ambientes da empresa está sendo feita de maneira ainda mais frequente e funcionários não envolvidos diretamente na execução das operações seguem trabalhando remotamente.

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