voltar

Notícias

Coronavírus

Coronavírus: cuidados ao usar álcool gel, produto altamente inflamável

Publicado em 07/04/2020 por Alessandra de Paula

Sabemos que a preocupação de todos é grande por conta da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). E uma das armas contra o vírus é justamente a higienização das mãos, seja lavando com água e sabão, preferencialmente, ou utilizando álcool gel 70, que requer alguns cuidados pelo fato de ser altamente inflamável.

E por que o álcool gel é eficaz na luta contra o coronavírus? Simples! Porque o vírus é revestido por uma camada de gordura que o protege, e em contato com o álcool, ou sabão, essa película se dissolve e ele morre.

No entanto, devemos ficar muito atentos quanto ao seu uso, já que em contato com fogo, o álcool gel produz uma chama invisível. Ou seja, pega fogo e a gente não percebe! O contato com uma simples fagulha gerada por um fósforo, ou isqueiro, por exemplo, pode causar queimaduras nos desavisados e até incêndios.

Sendo assim, só use álcool gel na cozinha se não tiver água e sabão para lavar as mãos. E cuidado também com as crianças – mantenha o produto longe do alcance dos pequenos – e os animais domésticos.

A recomendação é carregar consigo um frasco de álcool gel 70 sempre que precisar se deslocar, principalmente se utilizar transporte público, como ônibus, trem, ou metrô. Ao manusear dinheiro (o que deve ser evitado: utilize cartões de débito, ou crédito), higienize as mãos com álcool gel 70 logo em seguida.

Leia também:

Gostou dessa notícia? Compartilhe!

Últimas notícias

Fique por dentro do setor

Inscreva-se na nossa newsletter e receba notícias e conteúdos exclusivos mensalmente.


*As informações cadastradas por este formulário são para uso exclusivo do Instituto Combustível Legal (ICL). Com essas informações podemos oferecer um conteúdo mais adequado a seu perfil.